• Elena C

Fibras: o que isso tem a ver com saúde e intestino?

Atualizado: 8 de Fev de 2019


Entendendo um pouco mais sobre os tipos de fibra e o papel delas no nosso organismo.


Hoje muito se ouve falar das fibras, mas o que são elas? São derivados dos vegetais, resistentes à ação das enzimas digestivas do organismo, classificadas em dois tipos: Fibras solúveis e insolúveis.


O primeiro grupo forma soluções viscosas capazes de reter certas substâncias, diminuindo a absorção de carboidratos e gorduras. Além de melhorar a maciez das fezes, ajudando na sua eliminação. Alguns tipos de fibras solúveis são pectina: encontrada na maçã, casca de frutas cítricas, morango; as gomas: presentes na aveia, leguminosas secas e as hemiceluloses, estão no psyllium (Plantago ovata).


Já as fibras insolúveis, como não são totalmente fermentadas, contribuem para aumento do peristaltismo (movimentos intestinais) e do volume das fezes. A celulose, presente nos farelos integrais, feijões, maçã, raízes, verduras folhosas; a hemicelulose tipo B, que podemos encontrar nos farelos integrais, cereais integrais, soja e a lignina (está nos vegetais maduros, linhaça, trigo) são exemplos de fibras insolúveis.


"Porém, para garantir que o intestino funcione bem, não adianta só comer bastante desses alimentos, também é necessário ter uma ingestão adequada de água!"


Além de auxiliarem na digestão, as fibras estão relacionadas com uma melhora no perfil lipídico, ou seja, promovem a diminuição dos níveis de triglicérides e de absorção de colesterol pelo corpo. Como consequência disso, alimentos ricos em fibras podem auxiliar na redução da obesidade e do risco de desenvolvimento de outras doenças crônicas não transmissíveis como a Hipertensão e Diabetes tipo 2.


Cabe ressaltar que nenhum alimento sozinho tem o “poder” de realizar mudanças em nosso organismo, é importante ter uma alimentação o mais equilibrada possível. Procure um profissional habilitado para te ajudar nesse processo!


Elena Curatella

Nutricionista

CRN 52698

6 visualizações

© 2018 por Elena Curatella Nutricionista. Todos os direitos reservados.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram